quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

"Brasil, um país de todos." Será?







Sei que essa frase já está mais do que 'manjada' por aí, mas meus caros, essa é uma frase que ouvimos todas as vezes que ligamos a TV, todas as vezes que ligamos o rádio, etc, e que não está seguindo o seu curso de verdade.
Realmente há em outros blog's muitos assuntos que usam dessa frase para desenvolver textos, mas o que vou tratar agora, senhores, é da ACESSIBILIDADE. 

Outro dia estava lendo alguns artigos sobre o assunto e achei o site da revista da qual Mara Gabrilli é colunista. Para quem não conhece, Mara Gabrilli é Deputada Federal, Vereadora, Psicóloga, Publicitária, Colunista e tetraplégica desde 1994. Bom, em um desses artigos ela contou sobre a sua primeira viagem à Brasília depois de ser eleita, e, como imagino que vocês já presumem, foi realmente um CAOS. 

Estou usando este exemplo da Gabrilli, porque ela é uma pessoa conhecida, mas eu mesma vivencio isso com uma amiga cadeirante que tenho. A acessibilidade hoje, é um assunto muito falado, muito respeitado, é muito bom, uma maravilha... NA TEORIA, infelizmente, porque na PRÁTICA ainda não se vê totalmente. 





Ainda dou um desconto na minha cidade, porque é uma cidade histórica, tombada pelo IPHAN e que pra poder fazer alguma 'reforma' é uma tamanha burocracia. Mas mesmo assim, será possível que alguém com deficiência física não possa morar numa cidade como esta? E onde está o livre arbítrio? Que pelo que sei é um direito de todos... Aqui, não se vê pessoas com deficiências nas ruas, pra falar a verdade, a única pessoa que eu já vi em algum canto da cidade, e com disposição para sair e enfrentar essa falta de acessibilidade, é essa minha colega. Ninguém mais, senhores. E não estou sendo exagerada. Ou seja, a maior parte dos deficientes na minha cidade não aproveitam, ou melhor, não podem aproveitar o 'melhor da vida', simplesmente porque é uma cidade para 'andantes'!




Nas cidades grandes é um pouco mais comum de ser ver rampas, ou alguma coisa do tipo. Mas, como o Fantástico mostrou em uma das suas reportagens, o transporte público ainda é muito, muito precário. Aí então, mais um direito de um cidadão cadeirante é privado. 

Falta de constante manutenção nos ônibus, falta de ambulifts nos aeroportos , em alguns metrôs a falta de elevadores ou rampas, Telefones Públicos (orelhões), táxis ainda não adaptados, cinemas, teatros, entre muitos outros... O fato é que a falta de respeito para com os cadeirantes quando se trata do tão falado direito de 'ir e vir', é realmente presente e em altos níveis





O que eu acho, é que um país, que se diz 'em evolução', que está 'andando pra frente', deveria olhar para aqueles 30 milhões de deficientes, que andam em duas rodas e não deixá-los para trás nessa evolução. Aí sim, seria o Brasil, um país de TODOS.



4 comentários:

  1. Boa noite!
    Obrigada por visitar o meu blog.
    Achei muito bom o seu artigo sobre Acessibilidade, muito bem escrito, além disso é bom ver pessoas não cadeirantes dispostas a discutir esse tema e, de certa forma, brigar pelo nosso direito de ir e vir.

    Estou tomando a liberdade de compartilhar seu artigo no meu blog.

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. ;D Eu que agradeço por ter atendido meu pedido!!

    Claro, pode compartilhar sim!! Muito obrigada por isso!

    Estou super feliz que você tenha gostado!

    Muito obrigada mais uma vez!!

    Beijoos!

    ResponderExcluir
  3. É esse é um problema muito grande ainda no Brasil pois são vários Lugares Onde não tem as condiçoes adequadas para cadeirantes e pessoas com necessidades especiais ! Gostei muito desse seu artigo Joyce! Beijãão !!

    ResponderExcluir
  4. Obrigada Igor!!

    Beijão pra você também! ;D

    ResponderExcluir