( ) Negligência das autoridades
( ) Estamos colhendo o que plantamos
( ) Fúria da Mãe Natureza
(X) As três opções estão corretas
Sim, senhores! Para mim, todo esse caos é uma combinação destes três fatores-chave.Explicar-me-ei:
1ª: Negligência das Autoridades:
A falta de estrutura é um dos problemas que se passa quase 'batido' pelas autoridades. Vê-se, tanto o Rio de Janeiro quanto São Paulo (focaremos nos dois, por terem os piores resultados nessas chuvas), estados que estão num processo de crescimento acelerado, não têm uma estrutura necessária para atender à necessidade de todos os moradores... Começa-se então, a construção de casas em áreas de risco, como na última vez que ocorreram os deslizamentos: casas feitas em cima de um antigo depósito de lixo. Ou seja, sem um programa para atender à todas essa demanda de crescimento, essas construções de risco são cada vez mais presentes, principalmente na época de eleições quando esses barracos são o pagamento em troca de votos, não é verdade, políticos eleitos? O povo precisa de algum lugar pra ficar, mas casas num lugar seguro e bem localizado não há mais, então, o que lhes resta a fazer é construir suas casas no lugar que eles 'encontram'.
Numa reportagem da qual assisti, Alckmin citou a possibilidade de pegar dinheiro emprestado (ou alguma coisa assim, não me lembro bem), para construir moradias para os desabrigados e para aqueles que moram em áreas de risco. MUITO BEM, ALCKMIN! Após 506 mortes (isso até o presente momento), finalmente, você encontrou uma solução! Infelizmente senhores, este é o preço para que a população menos favorecida tenha o direito de ter suas casas em lugares seguros, mais de 500 pessoas tiveram que morrer para que suas famílias, ou melhor, o que restou de suas famílias, tivessem um lugar digno para viver.
Mas, é a nossa realidade! Aqui no Brasil, temos que ver 'a coisa ficar preta' para conseguirmos alguma coisa! Infelizmente, este país só pega no tranco! Olha que, na Austrália eles tiveram uma das piores (senão A pior) catástrofes da sua história, e o número de mortos não passou de vinte, isso mesmo, VINTE!. A partir daí, tirem suas próprias conclusões, estes dados da Austrália em comparação com os do Brasil, dispensam qualquer comentário. Não estou sendo irracional, é claro que são economias e desenvolvimentos totalmente diferentes, mas que ao menos o Brasil poderia correr atrás, e não esperar a dor de tanta gente para agir, ah isso poderia!
2ª: Estamos colhendo o que plantamos:
Dinheiro. Ganância. Individualismo. Consumismo inconsciente desenfreado. Isso foi o que plantamos, e agora estamos colhendo os amargos frutos desta maldita safra.
O grande causador de todas estas chuvas aqui no Sudeste é o DESMATAMENTO. Mais precisamente, o desmatamento da Amazônia, o Pulmão do Mundo. Como vocês já devem saber, são as árvores que captam todo (ultimamente apenas uma parte, porque não estão mais 'dando conta do serviço') o Gás Carbônico (CO²) que nós produzimos, para que ocorra a Fotossíntese. Retirando essas árvores, principalmente da Amazônia, que faz parte da nossa Zona de Convergência (que no básico, é uma corrente de ar que empurra as nuvens da Amazônia para o Sudeste), a concentração de CO² "no ar" fica exacerbada, fazendo com que a temperatura aumente. A temperatura aumentando, ocorre com rapidez e proporções maiores a vaporização, fazendo com que as nuvens fiquem mais carregadas, mas pelo fato de haver a Zona de Convergência, essas nuvens são empurradas para o Sudeste. Ou seja, toda a água que foi vaporizada lá na Amazônia, acaba desaguando aqui.
Bom, toda essa explicação científica-meteorológica foi para mostrar como as atividades impensadas em algum local do Mundo, influencia DIRETAMENTE na vida de outras pessoas. Quer dizer, os grandes chefões que comandam o desmatamento naquela área estão tranquilos, dormindo em suas mansões sem qualquer tipo de preocupação, enquanto famílias inteiras são destruídas, juntamente com tudo o que eles levaram toda uma vida para conseguir. Neste texto entra: Dinheiro, Ganância e Individualismo.
Sobre o comsumismo inconsciente desenfreado, falarei agora.
A indústria hoje, movimenta uma grande parte da economia do país, desde um esmalte à uma TV 3Dimesões com redes sociais e MSN. Praticamente TUDO o que compramos hoje, é industrializado, veio de alguma fábrica. Mas a indústria também tem um grande papel no Atestado de Óbito da Terra. Desde o processo de retiragem da matéria-prima até a chegada do produto na sua casa, TUDO exige um pouco da natureza, que já está ESGOTADA de tanto dar e não receber nenhum retorno. Mas, quanto mais a indústria produz, mais nós compramos, mais coisas vão para o lixo, e mais coisas são lançadas, e então ainda mais coisas nós compramos, o que faz com que a indústria produza ainda mais, que faz a gente comprar ainda mais, que faz a gente descartar ainda mais... E neste círculo vicioso a Terra vai se acabando, e nós fingindo que não está acontecendo nada. E ainda tem concessionárias que se orgulham ao dizer que foi a que mais vendeu carros durante o ano. E, me equivoquei ao dizer que a natureza não ganha nenhum retorno, ela ganha sim: Toneladas e mais Toneladas de lixo, este é o retorno, este é o 'agrado' que damos à natureza por dar-nos TUDO, TUDO o que precisamos.
Então, quanto mais consumimos, mais lixos vão para as ruas, rios, bocas-de-lobo, etc, e quando vem a chuva, não tem para onde escorrer: as bocas-de-lobo estão tomadas pelo lixo, os rios não têm mais para onde transbordar, e então a única saída para a toda aquela chuva são as ruas.
Esta já é a minha 3ª alternativa: A Fúria da Mãe Natureza, que já não suporta mais tanto desprezo dos seus filhos e está nos cercando por todos os lados que ela pode. E a única certeza que podemos ter, meus caros, é que NÃO TEMOS PARA ONDE FUGIR.